domingo, 27 de maio de 2007

Combustível de automóvel com óleo de cozinha usado


Já pensou em usar aquele óleo que você fritou as batatas na hora do almoço como combustível no seu carro? Pois se ainda não sabia, é possível sim! Basta filtrar e usar!!

Você não contaminaria a natureza, pois cada litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, o que equivale ao consumo médio de uma pessoa em 14 anos. Além disso, não usará o petróleo, que está escasso e é um grande responsável pelas guerras.


Esta semana tive uma reunião com o consultor Aerton Paiva, da APEL, que contou esta idéia maravilhosa que está em várias notícias na internet (vide abaixo).

A idéia é simples: transformar o óleo de cozinha usado em combustível para os veículos. A emissão de poluentes é muito menor! Antes, só é necessário realizar uma conversão no carro, como a do gás. Porém, infelizmente, ainda não existe legislação para isso. Portanto, é fora da lei.

Esperamos que rapidamente seja criada uma lei e que muitas pessoas comecem a utilizar este novo combustível. A natureza e o futuro dos nossos filhos agradecem!!

Links da notícia: G1, uol e site do governo

*******************************************
Se você gostou, divulgue este blog e esta idéia
******************************************
"Nossas riquezas ultrapassam o lado material. " Machado de Assis
*******************************************

Fábrica de "desmanche" de produtos

Ontem estava assistindo a um programa na TV que mostrava como é feita uma moto Harley-Davidson. São muitas pessoas que vão montando parte por parte a moto. Primeiro a roda da frente, depois o motor, depois a carroceria, depois a roda traseira e, no meio disso tudo, um monte de outras etapas. São milhares de passos até finalizar a motocicleta.

Fiquei imaginando esse mesmo processo para todos os produtos que estavam na minha frente: TV, DVD, cama, armário, edredom, cortina, janela etc.

Neste momento, minha esposa comentou que precisávamos comprar um rádio novo. E, com isso, fiquei imaginando o que fazer com o rádio antigo. Imaginei doá-lo a alguém, mas quem gostaria de ter um rádio que não funciona? Jogá-lo no lixo, então? Fiquei pensando no trajeto dele... até a natureza... que desperdício...

Pensei no programa de TV e também porque ninguém teve a
idéia de montar uma fábrica de desmontar produtos no Brasil. No mesmo processo da moto. Pega-se o produto pronto e é feita uma linha de desmontagem. No final teríamos várias peças separadas para venda. Quem sabe para fazer outro rádio. Imagine uma fábrica, só que ao contrário!

Com certeza precisaríamos de menos insumos da natureza (água, ar, minerais, energia etc) para cada produto que a indústria fabricasse.

Parece que já existe uma fábrica desta no Chile, visite o site: http://www.recycla.cl/

*******************************************

Se você gostou, divulgue este blog e esta idéia

******************************************

"Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa. " Thomas A. Edison

*******************************************

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Site ou blog "para onde as coisas vão?"

Você já parou para pensar para onde os bens de consumo vão depois que não precisamos mais? Por exemplo, o carro que você lutou tanto para comprar, depois que você vender vai para uma outra pessoa, depois para outra, depois para uma outra.... até que vai para um desmanche ou um ferro velho. Cada peça do veículo é retirada e vendida separadamente, fazendo parte, assim, de outro carro, e de outro carro, e depois de outro carro. Mas a base daquele primeiro carro continua lá no ferro velho. E o que vem depois???



Pois é, essa dúvida pode existir para qualquer coisa: lápis, geladeira, avião, tv, roupa, escova de dentes, saco plástico, telhado, produtos químicos etc, etc, etc. Para isso, sugiro a idéia da criação de um site ou um blog que informe as pessoas para onde as coisas vão. Esse site ou blog seria formado por jornalistas que buscariam essas informações com fabricantes, desmanches, cientistas, engenheiros, químicos, pessoas comuns e outros. Com isso podemos desvendar grandes mistérios e quem sabe criar políticas públicas sobre o destino de cada coisa que consumimos.

Quem sabe não conseguimos mensurar cada coisa que colocamos no planeta Terra, verificando de onde vem e para onde vai? Talvez uma das únicas coisas que conseguimos ver de onde vem e para onde vai é o ser humano!
*******************************************

Se você gostou, divulgue este blog e esta idéia

******************************************

"Todo homem, por natureza, quer saber. " Aristóteles

*******************************************

Música no banheiro comunitário da empresa / escritório

Você já esteve em um banheiro de uma empresa ou de um grande escritório? Aqueles que têm um monte de portinhas, os mictórios com proteção e uma pia comunitária? Pois é... E ainda neste ambiente sempre encontramos um ou outro conhecido e colocamos o papo em dia.
Isso quando não é um banheiro feminino, que vira festa quando tem mais de uma mulher.
Acho que conseguiu visualisar, certo?




Mas em alguns momentos, quando parece que você está sozinho lavando o rosto ou escovando os dentes, você escuta uns barulhos de movimentos intestinais que não são seus. E de repente, a porta de um daqueles tronos em cubículos se abre e é, nada mais nada menos, que o seu chefe. Que situação!

Pois é, para resolver este problema a idéia é criar um ambiente sonorizado, com uma rádio que toque músicas leves para não atrapalhar nenhum momento de concentração. Se for uma empresa grande pode-se desenvolver uma rádio toalete ou um banheiro sonoro informativo, com os principais acontecimentos da empresa. Mais uma ferramenta para o pessoal de comunicação interna.

Pode parecer absurdo, mas se você já ouviu falar em algo do gênero, deixe uma mensagem neste blog ou em alguma porta de banheiro (sem vandalismo... vale colar um post-it).

*******************************************
Se você gostou, divulgue este blog e esta idéia
******************************************
"Tudo é relativo: o tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está." AparícioTorelly
*******************************************