sábado, 30 de junho de 2007

Ong com foco em mudança de estilo de vida

Com o aquecimento global, emissões de CO2 na atmosfera, degelo da calota polar entre outras catástrofes, escutamos muito sobre a idéia de mudança do estilo de vida.
Ouvimos falar: utilize mais o transporte público, economize água, coma menos carne, recicle o seu lixo, conserve a natureza ou consuma menos...

Afinal, quem está fazendo este movimento? Ou melhor, qual a instituição que está liderando este movimento de mudança do estilo de vida? Quem está orientando efetivamente a população ou criando estratégias de confronto pacífico (no estilo Greenpeace) para que a sociedade seja cobrada destas mudanças?
A idéia é que seja criada uma Ong ou um movimento que aja de forma mobilizadora para que a atual população mude realmente o seu estilo de vida. São necessárias algumas ações emergenciais para que as pessoas (rotuladas atualmente como consumidores) comecem a valorizar a natureza, o ser humano e a simplicidade da vida, em contraponto ao consumo exacerbado e o status do "ter" e não do "ser".

Uma ação desta Ong, por exemplo, seria um movimento real contra todos os carros novos movidos à gasolina. Inicialmente, faixas e bandeiras seriam colocadas em todas as concessionárias de uma pequena cidade e essa manifestação cresceria até as metópoles. Esta é uma pequena idéia, de protesto e mobilização, para uma ação que esta Ong poderia fazer.

O Instituto Akatu, Ong especialista em consumo consciente, busca mobilizar de uma forma mais pacífica e com apoio das empresas.
A idéia é que seja uma Ong mais agressiva no estilo do Greenpeace. (conheça o site do Greenpeace).

*******************************************

Se você gostou, divulgue este blog e esta idéia

******************************************

Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

*******************************************


Nenhum comentário: