domingo, 6 de janeiro de 2008

Multa para quem joga lixo na praia



Época de férias!!! Todo mundo indo ao litoral... Filas nas rodovias e praias super lotadas. As pessoas comem camarão, salgadinhos, tomam cerveja e jogam o lixo na areia... Infelizmente, as praias continuam sendo sujas por alguns espíritos de porco. Você vê claramente pessoas jogando lixo, sem nenhum pudor, na sua frente. E se começa a brigar com um, tem que brigar com a praia inteira.
A idéia é fazer com que algumas pessoas sejam designadas para multar aqueles que jogam lixo na praia. Estas pessoas passariam por treinamento e teriam "voz de multa". Com isso, anotaria o nome e o CPF em um bloquinho e depois enviaria para a prefeitura cobrar.
Temos campanhas e campanhas de comunicação, porém, só quando se "mexe" no bolso do povo é que eles aprendem...

Envie você também a sua idéia para compartilhar neste blog, escreva para o e-mail ideias.hyonai@yahoo.com.br. Não esqueça de colocar o seu nome completo!
**************************************
Se você gostou, divulgue este blog e esta idéia!
***************************************
"Se não queres que ninguém saiba, não o faças." Provérbio chinês

4 comentários:

Anônimo disse...

Moro no Guarujá,trabalho em prol da defesa do Meio Ambiente,com projetos sócio-ambientais. Estou de pleno acordo a questão levatada,inclusive porque eu mesma presenciei várias destas cenas e também me coloquei em defesa,mas sendo em vão,assim como multar num
País onde a justiça é falha e não
há verba suficiente para pagar a fiscalização também não é uma solução viável. Devido a isso,criei uma campanha para educação ambiental,onde as pessoas receberiam uma sacola de lixo ( oxibiodegradável ) na saída de seus condomínios, junto com seu guarda-sol e cadeiras ou distribuidas por uma equipe de voluntários ou promotores uniformizados,e trocariam esta sacola cheia de lixo no final do dia(sendo separadas por cores
as sacolas para reciclagem do lixo aproveitável e reutilizável )
por brindes em postos localizados nos principais pontos da cidade próximo as praias.Preferencialmente seria dirigida ao público infanto-juvenil,causando assim constrangimento se o pai se recussasse a recolher este lixo pra trocar por um brinde.
Este brinde seria confeccionado justamente com material reciclado recolhido nas praias,fechando assim o ciclo.
Estou com este Projeto pronto mas faz meses que busco um patrocinador e acredite ,não consegui ainda uma empresa interessada,mas não desisti e continuo a procura de apoio.A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO GUARUJÁ me deu apoio e se dispos
a ceder os postos para troca e ajudar na busca por voluntários,mas precisamos de verba para produizir as sacolas e os brindes em troca de divulgação da marca da empresa.
Se tiver interesse em colaborar para que eu possa viabilizar esta idéia com alguma outra sugestão,favor entrar em contato:

Vanessa Pavani Tonetto
vanessatonetto@gmail.com

Marcus Nakagawa disse...

Oi Vanessa, Muito obrigado pelo seu email e seus comentários. Com certeza a discussão tem que ser aberta e vista em todas as direções. E quem puder ajudar entre em contato com a Vanessa.
abraços,
Marcus

Marcus Nakagawa disse...

A Flávia Moraes enviou um email com o seguinte comentário:

"A idéia de multar quem joga lixo na praia é maravilhosa. Eu ainda acrescentaria um emprego para "menores aprendizes" - acima de 16 anos que seriam empregados das Prefeituras e poderiam ganhar um salário... Que tal?"

abraços e obrigado pelo comentário.
Marcus

Anônimo disse...

Vou levar tua idéia para as redes sociais e tentar iniciar uma campanha.