sábado, 2 de fevereiro de 2008

Idéia de devolução de vidros de embalagens no supermercados

Você é daquela época em que, quando íamos à venda, voltávamos com o vidro de cerveja ou refrigerante e pagávamos somente o líquido? Pois é, teve uma época em que tínhamos engradados de garrafas de cerveja e refrigerante em casa. Toda vez que íamos, meu pai e eu, comprar o líquido, tínhamos que entregar as garrafas vazias. Se não tivesse a garrafa de vidro o preço era bem mais alto. Inclusive, isso é feito, até hoje, com os botijões de gás. Imagina este mesmo sistema com o vidro de palmito, de azeitona, de mostarda, etc.

A idéia é termos a devolução de embalagens de vidros em troca de descontos na nossa compra de supermercado ou na distribuidora de bebidas e comidas.
O grupo Pão de açúcar e a Unilever possuem a estação de reciclagem na sua rede de hipermarcados, porém, não há desconto na compra. E o supermercado Extra, em algumas de suas lojas, possui uma máquina que dá tiquetes de desconto para garrafas PET e latas de alumínio.
Você conhece outra iniciativa? Comente no blog.


Quem sabe esta não é uma tendência para diminuirmos o lixo no mundo.


Agradecemos a participação da Mirna (poderosamirna@) com o envio desta idéia, que foi um pouco adaptada. Continue nos enviando suas idéias de transformação do mundo!!

Envie você também as suas idéias para compartilhar neste blog, escreva para o e-mail ideias.hyonai@yahoo.com.br. Não esqueça de colocar o seu nome completo!
**************************************
Se você gostou, divulgue este blog e esta idéia!
***************************************
"Uma vida não questionada não merece ser vivida." Platão

2 comentários:

Anônimo disse...

Hyonai a idéia é ótima. Tanto que na Copa do Mundo 2006 que rolou na Alemanha, o pessoal que comprava um refrigerante ou cerveja no estádio, ganhava um euro de volta se devolvesse o copo. Quem não se comovia com a questão do meio ambiente pelo menos se motivava pelo bolso.
Aqui no Brasil nem cerveja de garrafa - que é de vidro - a gente consegue devolver. Mas vamos torcer.
abs
Daniel

Marcus Nakagawa disse...

Oi Daniel,
obrigado pelo seu comentário. Com certeza um dia chegaremos a este nível super elevado. Mas enquanto isso, vamos fazendo a nossa parte, certo?
Um grande abraço,
Hyonai