domingo, 27 de maio de 2007

Fábrica de "desmanche" de produtos

Ontem estava assistindo a um programa na TV que mostrava como é feita uma moto Harley-Davidson. São muitas pessoas que vão montando parte por parte a moto. Primeiro a roda da frente, depois o motor, depois a carroceria, depois a roda traseira e, no meio disso tudo, um monte de outras etapas. São milhares de passos até finalizar a motocicleta.

Fiquei imaginando esse mesmo processo para todos os produtos que estavam na minha frente: TV, DVD, cama, armário, edredom, cortina, janela etc.

Neste momento, minha esposa comentou que precisávamos comprar um rádio novo. E, com isso, fiquei imaginando o que fazer com o rádio antigo. Imaginei doá-lo a alguém, mas quem gostaria de ter um rádio que não funciona? Jogá-lo no lixo, então? Fiquei pensando no trajeto dele... até a natureza... que desperdício...

Pensei no programa de TV e também porque ninguém teve a
idéia de montar uma fábrica de desmontar produtos no Brasil. No mesmo processo da moto. Pega-se o produto pronto e é feita uma linha de desmontagem. No final teríamos várias peças separadas para venda. Quem sabe para fazer outro rádio. Imagine uma fábrica, só que ao contrário!

Com certeza precisaríamos de menos insumos da natureza (água, ar, minerais, energia etc) para cada produto que a indústria fabricasse.

Parece que já existe uma fábrica desta no Chile, visite o site: http://www.recycla.cl/

*******************************************

Se você gostou, divulgue este blog e esta idéia

******************************************

"Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa. " Thomas A. Edison

*******************************************

2 comentários:

Unknown disse...

Essa idéia é mesmo muito boa. Tô dentro!!! rsrsrsrs
A única questão que vejo aí é a tecnologia, pois muitas peças estariam obsoletas perante o mercado.
Mas nada que uma "reciclagem" básica não resolvesse.
APROVADA!!!

Anônimo disse...

Meu, eu tinha dois rádios aqui, um não tocava CD, mas funcionava o resto. Doei para o André Luiz. Sei que eles vão restaurar e vender. Com isso, evitam o lixo e ainda tiram uma renda para se manter. Foi bom. É uma saída, mas poderia não ser a única. Só espero ter ajudado alguém a ouvir um rock n´roll...