sábado, 4 de agosto de 2007

Reciclagem de material de construção

Este mês fizemos uma reforma na nossa casa. Retiramos um pedaço de um muro lá do subsolo, gerando um pouco de lixo (uns três ou quatro sacos de resíduos de construção). Assim, compramos cimento, tijolos, argamassa e todos os componentes para subir uma parede e colocar o piso.
O que me impressionou foi que todo o lixo foi misturado: papelão da cerâmica, papelão de todo o material, lata de tinta, lata de tiner, entulho (tijolo quebrado, areia, pó, etc.), plásticos que protegiam o material, saco do cimento, cigarro do pedreiros, copo de plástico da água.
Com isso, fiquei imaginando uma grande construção, estes grandes prédios de 15 andares... Imagina quanto de resíduo e entulho que fica misturado e vai para os aterros?!
Será que não dá para aproveitar?

A idéia é que estas grande construtoras começassem uma coleta seletiva. Separando o lixo adequadamente. E que nós, responsáveis por pequenas obras, pudéssemos separar este entulho e resíduo adequadamente. Não somente chamar as caçambas e jogar todo tipo de lixo lá. Existem muitos pontos de coleta seletiva em todo o País. O supermercado Pão de Açúcar é um exemplo de local para ponto de coleta seletiva.

Conheça alguns sites e reportagens sobre este assunto:

http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4SKPB_pt-BRBR218BR218&q=res%c3%adduos+de+constru%c3%a7%c3%a3o

http://www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=196

http://www.ibamapr.hpg.ig.com.br/30702RC.htm

**************************************
Se você gostou, divulgue este blog e esta idéia
***************************************
"As crianças precisam mais de exemplos do que de conselhos." - Joubert.
***************************************

2 comentários:

Adriana disse...

Olá
Trabalho em uma empresa que faz triagem e reciclagem de materiais da Construção Cívil. Conheça mais no site: www.estre.com.br.

Anônimo disse...

Eu tenho alguma sabedoria maravilhosa.